Site exclusivo para residentes no Brasil
Diabetes

Mitos e Fatos sobre Diabetes

Portador de diabetes não pode consumir alimentos que contenham açúcar

Não é preciso exagerar, pois o açúcar e os demais carboidratos são metabolizados da mesma forma. Pode ser consumido de maneira controlada, dentro dos níveis de glicose estabelecidos para cada caso.

 

Deve-se substituir o açúcar dos alimentos por adoçante
Sim, os adoçantes são ideais para portadores de diabetes e pessoas com dietas que exigem o consumo de poucas calorias. Contudo, há um limite para cada tipo, de acordo com o peso corporal.

 

Produtos “diet” ou dietéticos podem ser consumidos à vontade
É preciso cuidado, pois o problema não está apenas no açúcar, mas na quantidade de carboidratos. Antes de mais nada, é preciso comparar os rótulos dos alimentos e, na dúvida, consultar um nutricionista.


A gravidez pode causar diabetes

Sim, é o chamado diabetes gestacional, quando os hormônios da gravidez bloqueiam a insulina, aumentando os níveis de glicose no sangue e, como isso, o bebê ganha peso.


Homens portadores de diabetes têm impotência sexual

Tudo depende do tempo de diagnóstico de diabetes, pois é preciso saber quanto o organismo está comprometido pela doença. Com um bom controle do diabetes, associado à alimentação saudável e atividade física, o problema pode ser revertido. Em último caso, ainda há os medicamentos orais, que só não podem ser usados por cardíacos.

 

Mulheres portadoras correm mais risco de contrair infecções vaginais

É verdade, mas a ocorrência é muito maior em pacientes com diabetes mal controlado. O problema pode ser mais frequente devido à glicosúria (eliminação de açúcar na urina).


Portadores podem usar sauna e fazer escalda-pés 
Nem pensar, pois o diabetes altera a circulação e compromete os vasos sanguíneos, dificultando o processo de cicatrização e até mesmo causando problemas renais e o comprometimento da visão.


Estresse ajuda a descontrolar o diabetes 
Sim, quando uma pessoa fica nervosa, a taxa de glicose sanguínea sobe, seja num portador de diabetes ou em qualquer outra pessoa.


Portador de diabetes não pode exagerar nos exercícios  
É fato, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino, pode haver um quadro de hipoglicemia.


A aplicação de insulina causa dependência química
Isso não corresponde à realidade. O paciente necessita da insulina para que a glicose penetre nas células, não é um vício ou dependência.

 

É possível evitar a insulina se não houver ingestão de carboidratos

Não é verdade, pois, como o carboidrato eleva a glicemia com mais rapidez, sua ingestão deve ser controlada. No diabetes tipo 1, como o pâncreas não produz este hormônio, é preciso aplicar insulina. No diabetes tipo2, se o diabetes estiver controlado, pode-se suspender a aplicação de insulina, mas apenas sob supervisão médica.  

 

Insulina é somente para portadores de diabetes tipo 1

Sim, mas em alguns casos, portadores do tipo 2 também precisam recorrer à insulina quando o organismo não a produz em quantidade adequada.


Portadores de diabetes podem consumir mel, açúcar mascavo e caldo de cana sem problemas
De modo nenhum, pois esses alimentos contêm sacarose e portanto exigem cautela e compensação na dieta para haver equilíbrio.

 

Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas 
O álcool pode ser consumido, mas com moderação e sempre junto a uma refeição, já que o consumo isolado pode levar a hipoglicemia. É recomendável monitorar a glicemia antes e após o  consumo de bebidas alcoólicas. As bebidas destiladas oferecem risco menor que as fermentadas, pois estas têm muitos carboidratos e, assim, alto índice glicêmico. Cervejas sem álcool também pedem moderação, porque elas contêm mais açúcar em sua composição.

 

Portadores de diabetes  não podem comer beterraba 
Um engano,  já que  a beterraba é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais.

 

Frutas como banana, uva, caqui, manga e melancia devem ser excluídas da dieta porque aumentam muito  o açúcar no sangue
Se forem consumidas de acordo com a dieta estabelecida para cada paciente, não há problema algum. Mas, como contêm açúcar natural (frutose e glicose), o consumo excessivo aumenta a glicemia.

 

Portadores de diabetes devem comer pão dormido ou torrado
É mito, pois o pão sempre terá a mesma quantidade de carboidratos, não importa se estiver torrado ou feito dias atrás.

Para diminuir o carboidrato do arroz, basta lavá-lo continuamente

Não é verdade, pois a lavagem de um alimento não reduz sua quantidade de carboidratos.

 

A pipoca é um alimento perigoso para as pessoas com diabetes
Nada disso, a pipoca é um alimento de baixo custo,  rico em fibras, que ajuda a saciar a fome e a melhorar os níveis de  glicemia e colesterol.


Portadores de diabetes não podem comer arroz e feijão
Ledo engano. O feijão é um alimento rico em fibras solúveis e amido resistente, tornando a digestão mais lenta e, assim, contribuindo para uma menor elevação da glicose no sangue.


Canela ajuda a controlar o diabetes
Mito, não há estudo cientifico que comprove a ação da canela no controle do diabetes.

 

Alguns alimentos ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, auxiliando o tratamento do diabetes 
Quando o alimento tem Índice Glicêmico (IG) baixo, retarda a absorção da glicose, ajudando a estabilizar o diabetes. Quando o índice é alto, a absorção é rápida, aumentando a taxa de glicose no sangue. No primeiro caso, estão os alimentos integrais, iogurtes sem açúcar, maçã, pera, feijão, lentilha e manga. No segundo, batata, pão, doces etc.

 

Mel pode substituir o açúcar

De maneira nenhuma, pois o mel contém sacarose e outros tipos de açúcar (frutose e glicose), assim como o açúcar mascavo e o cristal.

 

A pílula anticoncepcional pode afetar o controle do diabetes

É verdade, talvez seja necessário usar mais insulina ou medicação oral. Por isso é preciso acompanhamento médico.


Diabetes é contagioso
É um mito, já que há portadores de diabetes que têm filhos que não desenvolvem essa condição. O que há de fato é uma propensão genética para ter a doença, em especial o tipo 1, não uma transmissão comum.

 

A ingestão de grandes quantidades de açúcar leva ao diabetes

Nada disso, o diabetes ocorre devido à obesidade, histórico familiar, estilo de vida inadequado ou falha na produção de insulina.

 

Diabetes é hereditário

 A genética é parte importante do processo de desenvolvimento do diabetes, porém não é determinante. Portanto não se pode afirmar que filhos de portadores desenvolverão a doença.


StarBem Mais - Um programa Sanofi.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Morumbi - São Paulo, SP
CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 - Segunda a Domingo, 24hrs
Copyright © - sanofi-aventis Farmacêutica Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização: 15/03/2016
Site exclusivo para residentes no Brasil.
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação.
Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientá-la
quanto ao melhor tratamento e conduta.
Copyright © 2001 - 2016. Todos os direitos reservados.