Site exclusivo para residentes no Brasil
Novidades

Saúde bucal é muito mais que estética

Ter dentes bonitos e saudáveis representa bem mais que uma preocupação estética. Especialmente para quem tem diabetes, é sinônimo de qualidade de vida e prevenção de doenças da gengiva que interferem na glicemia. Para alcançar esse objetivo, não é necessário nenhum esforço extraordinário. Basta um pouco de paciência e persistência. Quem dá as dicas sobre o que fazer é a cirurgiã dentista Maria Cristina Marino de Oliveira, diretora científica da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo(Socesp).

Starbem – O que é essencial para ter dentes saudáveis, mesmo com diabetes?
Maria Cristina - A primeira orientação é que pessoas com diabetes visitem o dentista no mínimo três vezes ao ano, periodicidade que pode ser aumentada caso haja necessidade de um tratamento mais longo. Nessas visitas, o profissional vai ensinar de forma individualizada como deve ser feita a limpeza da boca.
A cárie, assim como os problemas de gengiva, é uma doença multifatorial provocada por bactéria, placas, dieta inadequada e má higienização. Em geral, a higiene deve ser feita após a ingestão de qualquer alimento, com escova macia e creme dental. O uso de fio dental é essencial.
Starbem – A limpeza dos dentes deve ser feita imediatamente após a alimentação?
Maria Cristina - Atualmente, existem estudos que recomendam aguardar cerca de 30 minutos após a alimentação para proceder à escovação. Esses estudos argumentam que com a presença de ácidos na boca logo após a ingestão do alimento, a escovação levaria esse ácido para os dentes, aumentando a chance de surgimento de cáries.

Starbem – O uso de creme dental é suficiente? De que tipo?
Não é preciso grande quantidade de creme dental, mas o tipo a ser aplicado na escova deve seguir a orientação do dentista. Hoje há cremes com as mais diversas propriedades e a indicação do tipo adequado para cada momento do paciente deve ser feita pelo profissional que o atende, não por apelos ou recomendações publicitárias.
O enxaguatório é muitas vezes dispensável e em circunstância alguma substitui o uso da escova. Também para esse produto, é melhor buscar orientação do dentista.

StarBem Mais - Um programa Sanofi.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Morumbi - São Paulo, SP
CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 - Segunda a Domingo, 24hrs
Copyright © - sanofi-aventis Farmacêutica Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização: 15/03/2016
Site exclusivo para residentes no Brasil.
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação.
Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientá-la
quanto ao melhor tratamento e conduta.
Copyright © 2001 - 2016. Todos os direitos reservados.