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Exercícios

Sem atividade física, controlar o diabetes é ainda mais difícil. Muito mais que a perda de peso, o objetivo é a melhoria da qualidade de vida e da saúde como um todo. Praticando atividade física, você ganha muito mais.

 

Alguns benefícios:

 

  • Melhora da ação da insulina sobre as células
  • Redução dos níveis de pressão arterial
  • Melhora dos níveis de gordura no sangue
  • Aumento do bom colesterol (HDL)
  • Diminuição dos triglicérides
  • Melhora da circulação sanguínea
  • Manutenção ou redução do peso corporal
  • Aumento da resistência óssea
  • Proporciona bem-estar físico e mental
  • Redução do nível de açúcar no sangue
  • Redução das chances de problemas cardíacos

 

Mesmo que você já esteja habituado à atividade física, não deixe de consultar seu médico antes de começar uma nova atividade ou caso queira intensificar sua rotina de exercícios. Tudo deve ser feito de maneira gradual, aos poucos. Bastam 30 minutos de 4 a 5 vezes por semana para sentir os efeitos.

 

Com prazer, é mais fácil

É importante escolher uma atividade física que seja prazerosa, caso contrário o exercício se torna um fardo. Vale andar de bicicleta, fazer caminhadas, nadar, dançar, praticar yoga, pilates ou até mesmo correr. Se você tiver a companhia de familiares ou amigos, melhor ainda, pois o estímulo ajudará a manter a disciplina.

 

Alguns cuidados simples

Se estiver fora de casa, não se esqueça de portar um cartão de identificação médica. Assim, caso haja algum imprevisto, serão tomadas as medidas corretas no seu atendimento.

 

Nos esportes, caminhada ou corrida, use tênis apropriados e meias de algodão com acabamento sem costura para evitar bolhas.  Mesmo assim, ao terminar o exercício, verifique se não há ferimentos nos pés.

 

Comece devagar, aquecendo o corpo de 5 a 10 minutos antes do exercício. Beba água antes e durante a prática.

 

É preciso aguardar de 60 a 90 minutos depois de comer para começar o exercício.

 

Quem toma insulina ou comprimidos deve ter à mão alimentos com açúcar de ação rápida, como balas, doces ou biscoitos. A ingestão é recomendada caso haja algum sintoma de nível baixo de açúcar.

 

Evite aplicar insulina nos locais mais exigidos pelo exercício. Por exemplo, nas pernas antes de uma caminhada, nos braços antes de nadar etc. Caso contrário, a absorção de insulina será rápida demais.

 

Importante: Se houver sensação de desmaio, dores ou dificuldades respiratórias, pare imediatamente a atividade.

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Última atualização: 15/03/2016
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