Site exclusivo para residentes no Brasil
StarBem

Hábitos

Hábitos saudáveis para portadores de diabetes

 

Quem tem diabetes sabe que pode levar uma vida perfeitamente normal, mas é preciso cumprir algumas regras para controlar a glicemia. Ter em mente os princípios básicos destes cuidados é um ótimo ponto de partida.

 

Alimentação saudável

Atividade física e mental

Monitoramento

Medicação correta nos horários estipulados

Resolver problemas

Reduzir riscos

Comportamento saudável

 

Quando estes princípios se incorporam à vida do paciente, tudo fica mais fácil e natural. Não adianta querer brigar com a realidade, é preciso se cuidar, pois, caso contrário, as consequências podem ser muito graves.

 

Alimentação saudável

 

Um estilo saudável de alimentação tem 5 diretrizes básicas: adequação, equilíbrio, controle calórico, moderação e variedade.

 

Proporcionalidade: coma nas quantidades recomendadas, de acordo com os grupos alimentares (veja a pirâmide alimentar).

Moderação: prefira alimentos com pouca gordura e açúcar adicionado.

Variedade: monte sua dieta com alimentos de todos os grupos, enriquecendo o seu cardápio

 

Pirâmide Alimentar

 

Na base da pirâmide, estão os alimentos que podem ser consumidos em maior quantidade. No topo, o inverso, alimentos que exigem moderação. As medidas estão em porções diárias.

 

Pães, cereias, arroz e massas – 6 a 11 porções

Vegetais – 3 a 5 porções

Frutas – 2 a 4 porções

Laticínios, iogurtes e queijos – 2 a 3 porções

Carnes, aves, peixe, ovos, feijão – 2 a 3 porções

Gorduras, óleos e açúcar - esporadicamente

 

 

Recomendações importantes para sua dieta

 

Divida sua alimentação em 4 ou 6 porções diárias, em horários determinados e com moderação. O intervalo entre as refeições não deve ser menor que 2 horas nem maior que 4 horas.

Mastigue bem os alimentos.

Evite frituras, prefira assados ou grelhados.

Use sal com moderação, não mais que 1 colher de chá ao dia (6g).

Consuma pouco álcool, pois cada grama contém 7 kcal.

Mesmo os alimentos dietéticos contêm carboidratos, que alteram a glicemia.

Nunca vá ao supermercado com fome.

Prefira alimentos integrais.

Coma frutas diversas com bagaço, prefira fazer suco com frutas frescas.

Coma sempre verduras escuras e cenoura.

Prefira queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.

Carnes e aves, sempre magras e preparadas com pouca gordura.

Substitua as carnes por leguminosas (feijão, soja), oleaginosas (nozes e castanhas) e sementes (girassol, abóbora).

Sempre leia os rótulos dos alimentos industrializados, evitando aqueles com muita gordura saturada e sódio.

Lembre-se, o que funciona para os outros nem sempre trará bons resultados para você. A dieta é individualizada e deve ser elaborada com seu médico e um nutricionista.

 

Atividade Física

 

Se você ainda não pratica, consulte seu médico para começar a fazer alguma atividade que seja prazerosa e exercite seu corpo. Além da perda de peso, todos os fatores relacionados ao diabetes apresentam melhoras significativas com a atividade física. Não tenha pressa, comece devagar e vá evoluindo aos poucos.

StarBem Mais - Um programa Sanofi.
Av. Major Sylvio de Magalhães Padilha, 5.200 - Ed. Atlanta, Morumbi - São Paulo, SP
CEP: 05693-000 / SAC: 0800-7030014 - Segunda a Domingo, 24hrs
Copyright © - sanofi-aventis Farmacêutica Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização: 15/03/2016
Site exclusivo para residentes no Brasil.
Nosso conteúdo serve para seu conhecimento e informação.
Em caso de dúvida, procure sempre um médico para orientá-la
quanto ao melhor tratamento e conduta.
Copyright © 2001 - 2016. Todos os direitos reservados.